segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Yuni


 "Yuni", de Kamila Andini (2021)

Belo drama da Indonésia, vencedor de diversos prêmios internacionais, escrito e dirigido pela cineasta Kamila Andini e que fala sobre o feminino em um país muçulmano e repleto de tradições patriarcais e conservadoras em relação ao papel da mulher na sociedade.

Yuni ( Arawinda Kirana, excelente) é uma adolescente de 16 anos que mora com sua avó. Seus pais trabalham longe, em Jacarta. que. Yuni é estudiosa e tira notas boas na escola, e sonha em se formar. Mas as tradições mandam que ela se case e abandone o estudo. Um dia um homem que ela mal conhece a pede em casamento. Yuni rejeita a proposta e se torna o foco das atenções do lugar onde mora. Logo, chega um segundo pedido. Porém, existe uma questão dessa vez: um mito local diz que se você rejeitar mais de duas propostas, nunca se casará. Enfrentando toda essa pressão, Yuni encontra refúgio no relacionamento com Yoga, um menino tímido de sua escola, e num poema da aula de literatura contado por seu professor favorito, Pak Damar. Até que Pak se torna o terceiro a lhe propor casamento. Yuni se vê com duas opções nas mãos: fugir com Yoga ou se casar com Pak Damar.
Com um tom naturalista e um olhar documental sobre o dia a dia dos personagens, "Yuni" traz um discurso já visto em dezenas de produções, mas onde ele se destaca é ma beleza da retratação da cultura da indonésia, raramente visto, e no contraste entre o universo pop e o arcaico. Linda fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário