terça-feira, 2 de agosto de 2022

Pegando a estrada


 "Jaddeh kaki", de Panah Panahi (2021)

Filho do celebrado cineasta iraniano Jafar Panahi, preso pelo regime do seu país, Panah Panahi estréía nos cinemas com esse primoroso drama que traz ecos de comédia e musical, sendo comparado por muitos críticos à "A pequena Miss Sunshine". O filme concorreu no Festival de Cannes 2021 e recebeu diversos prêmios internacionais, merecidamente.

Um road movie por excelência, que traz uma expectativa sobre o motivo da viagem da família composta pelo Pai (Hasan Majuni), Mãe (Pantea Panahiha), Filho Caçula (Rayan Sarlak) e o mais Velho (Amin Simiar), que dirige o carro. A mãe, pai ( que está com a perna engessada) e o filho seguem a viagem toda falando, enquanto o filho mais velho está sempre calado e preocupado.
No caminho, comentam sobre estarem sendo seguidos, de terem vendido a casa e o carro ( o que estão é emprestado), mas o espectador somente saberá o motivo da viagem quase no terceiro ato. Tem um plano geral onde ocorre a revelação que é simplesmente genial, comovente, lírico. Os atores são todos excelentes, mas é Pantea Panahiha, como a mãe, que traz o conforto para todas as cenas como uma mãe leoa e protetora. E o pequeno Rayan Sralak, de apenas 6 anos, um pequeno gênio, absurdamente encantador e repleto de magia e esplendor. Uma pequena obra prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário