quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Não! Não olhe!


 "Nope", de Jordan Peele (2022)

Filmaço de Jordan Peele, realizador dos cults de terror "Corra!" e "Nós!', prejudicado apenas pela sua longa duração de 130 minutos. O filme poderia ter sido resolvido com meia hora a menos, mas ainda assim, oferece momentos mágicos de fascínio cinematográfico, graças à fotografia e às incríveis locações na Califórnia, uma super homenagem aos faroestes.

Após um estranho incidente onde o pai morre, ao ser alvejado por uma moeda que caiu do céu e furou o olho e o cérebro, os irmãos Oj (Daniel Kaluuya) e Emerald (Keke Palmer) cuidam sozinhos do rancho, um criador de cavalos para serem usados em filmagens. Ali perto, existe um parque temático que pertence à Jupe (Steven Yeun), um ex-ator mirim, único sobrevivente de uma chacina provocada por um chimpanzé em um set de filmagem. Jupe acredita ter sido um milagre e que ele possui algum dom mágico que o livra de eventos perigosos. Quando a eletricidade cai, é sinal de que algo estranho irá acontecer na região. Os irmãos acreditam ser um OVNI e decidem tirar uma foto para vender e ganhar dinheiro.
O filme, diferente dos outros projetos escritos por Peele, não possuem o tema que discute a questão da segregação racial, até porquê aqui o elenco tem uma enorme diversidade, formada por negros, asiáticos e latinos. A pauta aqui é uma crítica feroz à cultura do entretenimento fútil, que faz com que as pessoas olhem para situações banais ao invés de prestarem em coisas mais importantes. O filme diverte, tem cenas de efeitos especiais muito bons, ( somente a nave espacial é estranhíssima, feia). Parece mais um filme de Spielberg, ou um "Cloverfield" versão Califórnia.

Um comentário:

  1. Não é uma nave espacial e no filme faz questão de esclarecer que nem UFO é. Reveja.

    ResponderExcluir