segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Sacco e Vanzetti


 'Sacco e Vanzetti", de Giuliano Montaldo (1971)

Obra prima do cinema político da Itália, com trillha sonora de Ennio Morricone que compôs as famosas músicas que Joan Baez canta, "A balada de Saco e Vanzetti". O filme recebeu inúmeros prêmios, incluindo melhor ator no Festival de Cannes 1971 para Riccardo Cucciola, no papel de Niccola Sacco (achei injusto não dividirem o prêmio com Gian Maria Volonté que tem o mesmo tempo em cena e igualmente fantástico).

Boston, Estados Unidos, início dos anos 1920. Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois imigrantes italianos anarquistas, são detidos pela polícia, acusados pelos assassinatos de um contador e de um guarda durante um assalto à uma fábrica de sapatos. O julgamento foi político e não considerou a justiça, pois ambos eram estrangeiros e seguiam uma doutrina política oposta ao conservadorismo que detinha as rédeas do poder no país. Não foram absolvidos nem mesmo quando, cinco anos depois, um outro homem admitiu a autoria dos crimes. Acabaram condenados à pena capital e executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.
O filme é comparado à grandes clássicos políticos , como "Z", de Costa Gavras, e "O caso Mattei", de Elio Petri. Um filme potente, que mistura ficção, dramatização de cenas e estilo documental, ainda hoje atual e provavelmente, tendo inspirado muitos filmes de tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário