terça-feira, 9 de agosto de 2022

Camila sairá esta noite


 "Camila saldrá esta noche", de Inês Maria Barrionuevo (2021) Delicado drama intimista, pre miado em Festivais , co-escrito e dirigido pela argentina Inês Maria Barrionuevo. O filme é totalmente focado no universo feminino e todas as questões contemporâneas que vivem as mulheres de várias gerações, principalmente depois do #metoo e do mote "Meu corpo, minhas regras".

"Não são minhas regras. São regras de uma velha moribunda." Essa frase, dita pela protagonista Camila (Nina Dziembrowski), 17 anos à sua mãe, traz também o tema da falta de comunicação entre as gerações. Aborto, assédio, estupro, bullying, morte, coming of age, descoberta da sexualidade, da bissexualidade, da neutralidade política, da religiosidade, do movimento feminino, todos esses são assuntos abordados nesse filme que não deixa barato o que se passa na geração das adolescentes, cada vez mais alertas e atentas no que passa aos er redor.
Com a avó muito doente, Camila se vê forçada a mudar para Buenos Aires e deixar para trás suas amigas. Trocar uma escola pública liberal por uma instituição privada tradicional só fará o temperamento forte da garota se tornar mais evidente. Dentro das turbulentas transformações da adolescência, ela acaba descobrindo seus sentimentos por Clara, uma colega de classe que guarda um segredo.
Com ótimas atuações de todo o elenco, em tom naturalista, o filme acompanha a protagonista em descobertas sobre política, seu corpo, sexo, tabus. Um drama intenso, ousado, verdadeiro sobre toda uma geração que abriu os olhos para o mundo e decidiu colocar para fora as suas inquietações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário