quarta-feira, 10 de agosto de 2022

The odd job men

"Sis dies corrents", de Neus Ballús (2021)
Premiada comédia dramática espanhola, vencedor entre outros do prêmio de melhor ator no Festival de Locarno, dividido entre os dois protagonistas: Mohamed Mellali e Valero Escolar.
Mohamed (Mohamed Mellali), um imigrante marroquino que está trabalhando em uma pequena empresa de encanamento e reparos elétricos. Ele precisa assumir o lugar de Pep (Pep Sarrà), que está ansioso para se aposentar depois de décadas no emprego. Para isso, Mohamed precisa provar a Valero, que faz dupla com Prep, de que ele é bom o suficiente para substituí-lo. Acontece que Valero é racista e xenófobo, mas aos poucos ele irá mudando sua forma de pensar as minorias, através de histórias que ambos vivenciam com os clientes.
O filme usa a metáfora de apartamento e moradores enclausurados para poder falar de machismo, misoginia, racismo, xenofobia e outros temas que são explorados de acordo com cada cliente. Protagonizado por não atores, "The odd job men" acontece no período de uma semana, e a narrativa é dividida em capítulos separados por dia. Curioso, com um humor bem típico dos europeus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário