"Sis dies corrents", de Neus Ballús (2021)
Premiada comédia dramática espanhola, vencedor entre outros do prêmio de melhor ator no Festival de Locarno, dividido entre os dois protagonistas: Mohamed Mellali e Valero Escolar.
Mohamed (Mohamed Mellali), um imigrante marroquino que está trabalhando em uma pequena empresa de encanamento e reparos elétricos. Ele precisa assumir o lugar de Pep (Pep Sarrà), que está ansioso para se aposentar depois de décadas no emprego. Para isso, Mohamed precisa provar a Valero, que faz dupla com Prep, de que ele é bom o suficiente para substituí-lo. Acontece que Valero é racista e xenófobo, mas aos poucos ele irá mudando sua forma de pensar as minorias, através de histórias que ambos vivenciam com os clientes.
O filme usa a metáfora de apartamento e moradores enclausurados para poder falar de machismo, misoginia, racismo, xenofobia e outros temas que são explorados de acordo com cada cliente. Protagonizado por não atores, "The odd job men" acontece no período de uma semana, e a narrativa é dividida em capítulos separados por dia. Curioso, com um humor bem típico dos europeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário