terça-feira, 2 de agosto de 2022

Quando explode a vingança


 "Giú la testa", de Sergio Leone (1971)

Obra prima de Sergio Leone, seu penúltimo filme, lançado em 1971. Tendo como pano de fundo a Revolução mexicana e a resistência irlandesa do IRA, o filme tem música tema espetacular de Ennio Morricone, 'Giu la testa", das canções mais lindas que ele já compôs, que chega a dar arrepios de tão emocionante.

Ambientado no México de 1910, o filme começa com Juan Montalba (Rod Steiger), um homem maltrapilho, pegando uma diligência repleta de pessoas ricas, um padre e autoridades. Execrado pela alta classe, logo ele anuncia um assalto junto de sua quadrilha. (Essa cena viria a ser homenageada por Tarantino em "Os oito odiados"). Ele cruza seu caminho com o irlandês John Mallory (James Coburn), que veio da Irlanda após uma traição de seu amigo, que delatou todos os companheiros do Ira e com quem mantinha um trisal amoroso ( ousadia total para a época!!). Logo, os dois se unem em cenas espetaculares, com milhares de figurantes, explosões e massacres de civis.
Um filme irrepreensível, um dos menos conhecidos do mestre italiano, mas certamente, um primor , uma aula de cinema com um desfecho emocionante e que fará todos chorarem por dois homens que fazem com que a amizade seja algo acima de qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário