quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Decision to leave


 "Decision to leave", de Park Chan-wook (2022)

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2022 para melhor direção e indicado pelo país para representá-lo no Oscar 2023, "Decision to leave" é dirigido e co-escrito pelo premiado Park Chan-wook, cultuado cineasta, realizador de "Oldboy", "Lady vingança" e "A criada", rodado 6 anos antes de "Decision to leave". O filme é uma trama noir com ecos de Hitchcock, e muitos críticos viram referências à "Um corpo que cai". O filme tem uma trama complexa, que envolve uma femme fatale, romance, traição e suspense, com uma direção cheia de maneirismos de câmera e estilo.

O detetive hae Jun (Park hae il) trabalha em Busan. Ele lamenta não haver mais assassinatos na cidade, e vive cuidando de casos triviais. Até que em seu caminho, surge uma morte: um homem caiu de uma montanha. O acidente pode ter sido acidente, mas o detetive acredita que possa ser um assassinato e decide entrevistar a viúva, Seo Rae ( a atriz chinesa Tang Wei, de "Desejo e perigo", de Ang Lee). O detetive é casado, mas o charme e mistério de Seo Rae o instigam e ele fica cada vez mais apaixonado por ela, ao passo que precisa elucidar o crime.
O filme tecnicamente é impecável: direção, fotografia, trilha sonora que traz elementos de "Vertigo", de Bernard Hermann. Park Chow Woo sabe criar estilo único, em movimentos de câmera e enquadramentos originais. O filme é longo, quase 140 minutos, e tem um momento que fica bastante confuso. Mas acaba sendo um grande hino ao amor bandido, com um desfecho arrebatador. O uso do celular em cena e sua tecnologia é muito bem aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário