sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Por um punhado de fritas


 "Poulet frites', de Yves Hinant e Jean Libon (2021)

Os documentaristas franceses Yves Hinant e Jean Libon se tornaram cult no início dos anos 2000 por conta da série documental televisiva 'Striptease", que revelava o mundo obscuro e cru da polícia. Eles retornam agora com o curioso, absurdo e divertido documentário "Por um punhado de fritas", que confesso, desde o início acreditei ser um mockmentary, mas todas as matérias que busquei sobre o filme alegam ser um documentário real.

Kalima Sissou, prostituta, foi assassinada em seu apartamento, localizado num bairro violento de Bruxelas. Todas as evidências apontam para Alain, antigo açougueiro e ex-namorado da vítima, exceto pelo fato do investigado não se lembrar de nada do que aconteceu naquela noite. A partir daí, o investigador Jean-Michel Lemoine e sua equipe fazem busca no apartamento da mulher para tentar descobrir evidências de quem poderia ter cometido o crime, até chegarem no açougueiro.
O mais curioso do filme é que os policiais parecem estar interpretando, tal a bizarrice e situações insólitas em várias passagens. O preto e branco ajuda a intensificar a atmosfera de "caso verdade", e a ambientação do início dos anos 2000 dá um tom vintage à produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário