terça-feira, 30 de agosto de 2022

Fogo nas montanhas


 Fire in the mountains”, de Ajitpal Singh (2021)

Premiado drama indiano escrito e dirigido por Ajitpal Singh, “Fogo nas montanhas” concorreu no Festival de Sundance 2021 e traz uma história de uma mulher que vive dentro de uma sociedade conservadora e patriarcal nas montanhas do Himalaia.

Em Uttarakhand, na Índia, Chandra (Vinamrata Rai) é uma mulher que sobrevive de vários trabalhos, entre eles, o de buscar turitas que queiram se hospedar em sua casa pobre nas altas montanhas onde não há estrada e as pessoas precisam subir por trilhas íngremes. Chandra é casada com Dharam, um homem bêbado que acredita que sua casa está amaldiçoada. O casal poussui 2 filho: Prakash, que nasceu com problemas de saúde e vive na cadeira de rodas, e a jovem Kanchan, estudiosa mas que ocupa seu tempo nas redes sociais e namorando escondida. A irmã desempregada quarentona de Dharam vive na casa da família, e Chandra acaba tendo que se ocupar e cuidar de todos na casa. O marido quer gastar as economias de Chandra com o xamã local, em uma festa chamada jagar para poder abençoar a todos e eliminar o maus espíritos. Mas tudo o que Chandra quer é construir uma estrada asfaltada para poder transportar o seu filho para a escola.
Apesar das belíssimas imagens do Himalaia, o filme é cruel e bastante duro com a protagonista Chandra, que sofre todos os horrores do patriarcado e da tradição milenar da aldeia. O filme tem um registro quase documental, com não atore espetaculares que dão vida a personagens bastante complexos e ricos. A sequência final, da festividade do Jagar, cai no realismo fantástico e é fascinante e ao mesmo tempo angustiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário