terça-feira, 9 de agosto de 2022

13 vidas- o resgate


 "Thirteen lives", de Ron Howard (2022)

Dramatização ficcionalizada do evento que parou o mundo em 2018: o resgate de 12 crianças e um técnico de futebol da caverna Tham Luang, na Tailândia. O fato real já rendeu um ótimo documentário da Discovery, "O resgate". Agora, o prestigiado cineasta Ron Howard, que tem em sua vasta filmografia filmes ecléticos como "Rush", 'Apolo 13", 'Willow, na terra da magia", 'Splash, uma sereia na minha vida", "Cocoon", "Everest", entre outros, faz uso de um orçamento gigantesco e de um elenco internacional para dar vida à uma história que terminou de forma trágica, com a morte de dois mergulhadores.

O filme começa em ordem cronológica, sendo dividida em capítulos diários: No dia 1, dia 23 de junho de 2018, o filme apresenta o time de futebol e como eles entram na caverna Tham Luang para comemorar o aniversário de um deles. Acabam ficando presos quando um temporal começa subitamente. Mergulhadores renomados mundialmente são convocados, entre eles, personagens interpretados por Viggo Mortensen, Colin Farrel, Joel Edgerton, Paul Gleeson, Tom Bateman. O resgate envolveu mais de 6000 pessoas de 17 continentes, sendo considerado um evento que uniu o mundo.Foram 17 dias até o resgate do último menino.
Durante esse período, Saman Gunan, um dos mergulhadores voluntários, ficou inconsciente após ficar sem ar e acabou morrendo afogado. Ele é considerado um herói e uma estátua foi erguida em sua homenagem. Outro mergulhador acabou morrendo posteriormente por infecção. O filme lida com a religião do povo tailandês, e a crença dos voluntários, se arriscando com as próprias vidas, para resgatar a garotada.
O filme é muito bem dirigido, com cenas impressionantes debaixo d'água. Mas mesmo com toda a mega estrutura de grande orçamento, o filme corre longo ( são 150 minutos), arrastado. São muitos os personagens e é difícil se prender dramaturgicamente a alguém, já que o roteiro atira para todos os lados e personagens. Para quem for assistir ao filme querendo saber mais da história e de como tudo aconteceu, talvez vá gostar bastante. ara quem quer ver um filme catástrofe, acabou faltando emoção, que nem o bom trabalho dos atores sustenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário