domingo, 28 de agosto de 2022

45 do segundo tempo"


 "45 do segundo tempo", de Luís Villaça (2021)

Diretor de "De onde eu te vejo", "Cristina quer casar", "Onde cai o pano" e "3 Teresas", todos protagonizados por sua esposa, a atriz Denise Fraga, dessa vez Luís Villaça dá espaço ao universo masculino e Denise Fraga fica com um papel menor, a de esposa de um dos protagonistas. O filme é uma dramédia bastante melancólica que evoca filmes clássicos dos anos 70 italianos, de cineastas Ettore Scola, Mario Moniccelli e Dino RIsi, como "Os bons companheiros", "Nós que nos amávamos tanto" e "Aquele que sabe viver". São filmes onde a alegria e a tristeza caminham juntos em amizades que perduram anos, após um reencontro inesperado.

Pedro (Tony Ramos), Ivan (Cássio Gabus Mendes) e Mariano (Ary França) se reencontram após 40 anos, por ocasião de uma foto que homenageia a inauguração do metrô em são Paulo no ano de 1974. Eles precisam fazer uma foto reunido os 4 amigos, repetindo a pose, mas ao se reencontrarem, descobrem que um dos amigos morreu. Pedro é dono de uma cantina italiana, Ivan é um advogado de prestígio e Mariano se tornou padre. Pedro avisa que está cheio de dívidas e sem nenhum parente ou amigo, decide que irá se suicidar após o fim do campeonato brasileiro, após ver o seu Palmeiras ganhar. O reencontro fará com que os 3 redescubram a amizade e através da amizade e da tristeza, dar a volta por cima de conflitos pessoais que cada um deles possui.
A grande força do filme e resume no espetacular trabalho do elenco: além dos 3 e Denise Fraga, temos Louise Cardoso, Felipe Bragança, Flavia Garrafa, entre outros. A história possui momentos emocionantes, mas o ponto alto é a cena em que os amigos retornam à cidade natal no interior e revisitam a caixa d'água local. Uma cena poética, nostálgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário