quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Está tudo bem


 'Tout s'est bien passé", de François Ozon (2021)

Drama melancólico que concorreu no Festival de Cannes 2021, adaptado do livro de Emmanuèle Bernheim. Ozon é dos cineastas mais ativos na França e extrai as melhores atuações de seu elenco, composto pelas estrelas Sophie Marceau, André Dussollier, Charlotte Rampling, Géraldine Pailhas e Hanna Schygulla, musa de Fassbinder, em papel digno e presença forte.

André Bernheim (André Dussolier) ,85 anos, industrial, acaba de sofrer um AVC que imobiliza parte de seu corpo e desfigura seu rosto. Ele tem duas filhas, Emannuele (Marceau) e Geraldine (Pailhas). Sua ex-esposa, Claude, sofre de Parkinson e depressão. André assumiu sua homossexualidade há uns 20 anos e seu ex-amante, Gregory, quer visitá-lo no hospital, mas André não quer que ele o veja doente. André toma uma decisão: suicídio assistido, autorizado na Suíça. Suas filhas tentam demovê-lo da idéia, mas André é determinado.
Hannah Schygulla interpreta a representante da clínica na Suíça que permite a eutanásia, em papel semelhante à de Carmen Maura em "A vaidade". Apesar do tema tão sofrido e da forma naturalista com que Ozon apresenta a sua história, o filme se permite ter pequenos rompantes de fino humor, graças ao talento do astro Dussolier, um dos maiores atores franceses de todos os tempos. Comovente e emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário