quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Rompecabezas


"Rompecabezas", de Dellani Lima e João Mostazo (2020)
Adaptação para o cinema da peça teatral "Roda Morta - Uma Farsa Psicótica by João Mostazo", o filme utiliza a mesma Cia teatral para compôr os personagens do filme.
Repleto de influências do cinema marginal dos anos 60 e 70, como "Bang bang" de Andrea Tonacci e filmes de Rogério Sganzerla, "Rompecabezas" é definido pelo próprio autor como uma farsesca visão sobre o fantasma da ditadura militar no Brasil, que veio à tona com o Governo de extrema direita e conservador de Bolsonaro. Um grupo de terroristas sequestram um ex-torturador que está em coma em um festival, e isso é pretexto para se discutir inúmeros temas recorrentes à vida artística e cultural no Brasil, em situação de penúria.
O filme teve pré-estréia no Festival Latino americano em SP 2020, e foi realizado com parcos recursos. De linguagem experimental e bastante teatral, não é filme para qualquer espectador. Eu mesmo não curti o filme, achei sua proposta narrativa bastante datada. Mas como possibilidade de se fazer um cinema e manter a cinematografia nacional funcionando, é uma proposta super válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário