quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Olhos sonhadores


"Mat Biec", de Victor Vu. (2019)
Drama indicado pelo Vietnã à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021, "Olhos sonhadores" é a maior bilheteria no País, ultrapassando a renda da última franquia de "The avengers".
O filme é um drama romântico que não tem medo nem pudor de ir até ao extremo no melodrama. Nagn (Tran Nghia) é um homem que, por 3 décadas, nutre paixão pela sua amiga Halan (Trúc Anh), uma jovem fútil que gosta de modernidades, moto e vida luxuosa. Nagn passa a vida toda se rastejando por Halan, inclusive cuidando da filha dela, que quando cresce, se apaixona por ele.
Uma frase do filme sintetiza a história: "Nessa vida, há duas cosias que você não pode perder jamais: o último ônibus para voltar para casa, e a pessoa que realmente te ama. ". O filme chega a irritar por conta do personagem de Ngan, que fica cego diante do amor que nutre pela amiga. Ela sequer lhe dá atenção, o quer como amigo mas não o v6e como namorado. Esse amor unilateral e sofrido parece filme mexicano dos anos 40, mas aqui é justificado pela belíssima e estonteante fotografia e pelos belos enquadramentos que tornam cada quadro, uma pintura. O filme também é embalado por canções cantadas por Ngan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário