sábado, 20 de fevereiro de 2021

Conversas de bar


"Don's plum", de R. D. Robb (2001)
Drama juvenil que concorreu no Festival de Berlin, mas cuja distribuição nos Estados Unidos foi proibida pelos atores Leonardo di Caprio e Tobey Maguire.
O filme em si é bem chato, mas os bastidores da produção são muito mais interessantes. Os produtores, roteiristas e o diretor do filme convidaram Leo di Caprio e Tobey Maguire a participarem de um curta metragem com dois dias de filmagem. Na época, 1995, os dois jovens atores ainda estavam despontando: di Caprio ainda não tinha feito "Titanic", e Maguire ainda não tinha feito "O homem aranha", filmes que os catapultaram à estrelas de Hollywood. Quando ambos descobriram depois que os produtores resolveram lançar o filme não como curta, e sim, como longa, se sentiram traídos e decidiram proibir a veiculação nos Estados Unidos e no Canadá. Até hoje, 2021, o filme não foi lançado comercialmente. Ambos ganharam o piso do sindicato.
O filme se passa nu único dia e após vários encontros e desencontros dos personagens com seus pares ou familiares, eles resolvem se encontrar num restaurante chamado 'Don's Plumb", e passam a noite toda falando bobagens, flertando, cuspindo palavras homofóbicas, pejorativas, gordofóbicas e machistas. Quase todas proferidas pelo personagem de di Caprio, que hoje em dia deve rezar para as cópias do filme serem queimadas. Na época, esses termos não eram problemáticos, mas por exemplo, em uma cena, uma mulher obesa passa por di Caprio e ele diz: "Deveriam jogar essa mulher no mar, ela é uma baleia.".
De qualquer forma, o que se pode elogiar no filme, é a liberdade de criação do diretor, que não se preocupa em agradar os espectadores. Tem se a impressão que muitas cenas e falas do filme foram improvisadas pelo elenco. O filme foi todo rodado em preto e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário