terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O charlatão


"Charlatan", de Agnieszka Holland (2020)
Drama tcheco indicado pelo País a uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2021, é dirigido pela premiada diretora polonesa Agnieska Holland. Agnieska já ganhou um Oscar por "Filho da guerra", e dirigiu vários clássicos, entre eles, "O jardim secreto".
Em "O charlatão, a história tem como protagonista Jan Mikolásek (Ivan Trojan), um herborista que clinica como médico e receita plantas para curar doenças de seus pacientes. O filme começa nos anos 50, com a chegada do comunismo no país, e volta ao tempo, mostrando Jan durante a 1a Guerra. Jan era soldado (Josef Trojan, filho de Ivan) e sofreu traumas de guerra quando teve que matar prisioneiros. Ao conhecer uma mulher que cura doenças com plantas, Jan se especializa e passa a cuidar de doentes que não encontraram esperança com a medicina tradicional. Jan fica famoso, ganha dinheiro e contrata um assistente para trabalhar com ele, e que se torna seu amante. Coma chegada do comunismo, Jan é chamado pelo governo de charlatão e é levado ao tribunal.
O filme recebeu muitas críticas elogiosas, mas achei um filme sem emoção, burocrático. Os atores estão bem, mas a narrativa é bastante cansativa. A parte direcionada a romance de Jan com seu assistente é visto bem de leve, sem aprofundar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário