terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Rendez vous


"Rendez vous", de Pablo Olmos Arrayales (2019)
Rodado em um único plano sequência durante 100 minutos, sem corte, "Rendez vous" é um drama que vai se tornando em um suspense psicológico com apenas 2 atores em cena. Filmado em preto e branco, essa produção mexicana ganhou diversos prêmios internacionais, merecidamente. O filme é um tour de force de câmera, tendo a sua primeira parte rodada em externas, planos gerais, em ruas movimentadas, e o restante do filme no apartamento, claustrofóbico.
Eduardo (Antonio Alcantara) e Lili (Helena Puig) se conhecem em um encontro por aplicativo e marcam um encontro. Eduardo chega atrasado e alega que foi assaltado e levaram seu celular. Lili fica encantada por Eduardo, e conversam pelas ruas, assim como em "Antes do entardecer", de Richard Linklater, papo genérico. Lili aceita o convite para ir ao apartamento de Eduardo.
Não dá para falar sobre o filme, pois vai configurar spoiler. Quero elogiar o extenso e complexo trabalho da câmera e da fotografia, magistrais. A direção é firme e os atores estão excelente. O filme acaba tendo uns 15 minutos a mais do que deveria ter sido. Vale como exercício de narrativa e de filme de baixo orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário