quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Maçãs


"Mila", de Christos Nikou (2019)
Drama de realismo fantástico indicado pela Grécia a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2021, "Maçãs"é o longa de estréia do cineasta grego Christos Nikou, que por um bom tempo foi assistente de direção de Yorgos Lanthimos, o mais celebrado cineasta do país no mundo.
Assim como nos filmes de Lanthimos, a premissa de "maçãs"parte de uma id;eia absurda e fantástica: uma pandemia mundial faz com que as pessoas esqueçam sua memória de uma hora para outra. Uma ambulância é acionada e na sequência, os parentes e amigos são chamados para fazerem a pessoa recuperar a memória aos poucos. Aris (Aris Servetalis) perde sua memória dentro do ônibus. A ambulância vem, mas não aparece nenhum parente, nenhum amigo. Em casos assim, o governo oferece ao desmemoriado uma nova identidade, uma chance de recomeço. Aris é apresentado à novas pessoas, uma nova amante. Mas as coisas não acontecem como esperado.
No mínimo curioso, o argumento do filme parte de uma idéia muito criativa e original. No entanto, lá pela metade do filme, o ritmo se torna arrastado, as situações se tornam repetitivas e o filme cansa. O final é desolador e melancólico, como quase todos os filmes gregos da nova onda, que falam da crise social e econômica do país sempre de forma metafórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário