quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Histórias extraordinárias


"Histories extraordinaires", de Federico Fellini, Louis Malle e Roger Vadin (1968)
Imagine só um filme com 3 grandes cineastas do cinema mundial, estrelado por grandes astros do cinema dos anos 60 e baseado em contos de Edgar Allan Poe? Assim é "Histórias extraordinárias", dirigido por Federico Fellini, Roger Vadin e Louis Malle, e protagonizado por Jane Fonda, Alain Delon, Brigitte Bardot, Terence Stamp e Peter Fonda. Todas as 3 histórias têm como tema um anjo vingador, em tom gótico bem apropriado aos contos de Poe.
O 1o episódio, dirigido por Vadin, é "Metzengerstein": No século 19, a condessa Federica herda uma cidade e promove orgias e festas nababescas. Um dia, ao cavalgar pela floresta, ela fica presa em uma armadilha e é salva pelo Barão Berlifitzing (Peter Fonda), por quem se enamora. O Baraão a dispensa e a Condessa se revolta, mandando queimar o castelo dele e matando os cavalos.
No 2o episódio, "Willian Wilson), ambientado no século 19 no Norte da Itália ocupada pela Áustria, se encontra o soldado Wilian (Alain Delon). Ele confessa a um padre um assassinato, e em seguida, ele vê seu duplo se jogando do alto de uma igreja, e para seu espanto, ele está apunhalo pela própria espada.
No 3o episódio, "Toby Damnit", Fellini traz a narrativa de Poe para os insanos dias da década de 60. Toby (Stamp) é um ator alcóolatra, que coloca sua carreira em risco. Ele é convencido a participar de um flme e como prêmio, ganha uma Ferrari. Toby tem a visão de uma menina com uma bola, e essa visão o atormentará.
O filme, apesar de toda sua ria ficha técnica, ficou bastante datado e é muito chato. Narrativa lenta, roteiros confusos, e performances bem caricatas de todo o elenco. Vale pela curiosidade cinéfila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário