sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

A filha perdida


"The lost daughter", de Maggie Gyllenhaal (2021)
Adaptação do livro escrito pela italiana Elena Ferrante, "A filha perdida" venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza 2021, além de outros 15 prêmios em importantes festivais. O filme é a estréia da atriz Maggie Gyllenhaal na direção. Ela escolheu um filme difícil, complexo, por apresentar personagens tão antipáticas, frias. Mas o excelente trabalho das atrizes Olivia Colman, Jessie Buckley e Dakota Johnson permitem que o espectador e conecte com a história, mesmo ela sendo bastante distanciada emocionalmente.
Olivia interpreta uma professora que está de férias na Grécia, Leda. Ela conhece uma jovem mãe, Nina (Johnson), que veio com uma grande família do Queens para as férias. Afilha de Nina, Elena, se perde por um momento, e Leda a encontra. Isso faz com que ela se lembre do seu passado (Buckley), quando era uma jovem mãe e não conseguia se conectar às suas filhas.
Um filme sobre mães que sentem que a vida delas com as filhas está se esvaindo, com tantas possibilidades de liberdade indo embora. Uma difícil trajetória psicológica de mulheres que foram mães jovens, e como isso reverberou na natureza delas. Não é um filme fácil de acompanhar: é lento, longo, não tem emoção, é bastante frio. No elenco, participação de ed Harris e Peter Saasgard, marido na vida real de Gyllenhaal, fazendo o papel do amante de Leda quando jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário