segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O pequeno diabo


"Il piccolo diavolo", de Roberto Benigni (1988)
O maior sucesso comercial do cinema italiano em 88 e 89, "O pequeno diabo" foi co-escrito e dirigido pelo astro Roberto Benigni. Em 1986, ele ficou conhecido no meio cinéfilo do mundo inteiro pela sua participação no cultuado 'Daumbailó", de Jim Jarmusch. Sua explosão de popularidade viria em 1997, com o Oscar de filme estrangeiro por "A vida é bela".
Em "O pequeno diabo", Benigni co-estrela com Walter Matthau e sua esposa Nicoletta Braschi, alem da estrela italiana Stefania Sandrelli. A história é bem bizarra: Matthau interpreta PAdre Maurizio. Quando ele faz uma sessão de exorcismo em uma senhora, o demônio, intitulado Giuditta (Benigni), sai do corpo e decide que não quer mais voltar para sua casa. Ele quer conhecer o mundo dos humanos. Maurizio faz de tudo para expulsar Giuditta de volta para casa, sem sucesso.
O filme traz diversas gagas, muitas divertidas, escatológicas e algumas que seriam proibidas nos dias do politicamente correto dos dias atuais. Benigni foi muito criticado por meia comunidade cinéfila pelo seu tipo de humor pastelão e suas caras e bocas. Aqui é coerente, por conta das estripulias do seu demônio bobão e cheio de energia e vontade. Walter Matthau é o tipo de ator idéla para formar parcerias em duplas impagáveis, como em "O pestinha e com Jack Lemmon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário