segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

O último duelo


"The last duel", de Ridley Scott (2021)
Com roteiro escrito pelos amigos Ben Affleck e Matt Damon, "O último duelo" tem uma estrutura narrativa que remete a 'Rashomon", obra prima de Kurosawa: a mesma história sendo contada em 3 versões diferentes.
No século XIV, em 1377, os ex-melhores amigos Jean de Carrouges (Matt Damon), casado com Marguerite de Carrouges (Jodie Comer) e Jacques Le Gris (Adam Driver)travaram o último "duelo judicial" oficialmente reconhecido pela França.
Quando voltou de uma batalha, Jean foi avisado por sua esposa que foi estuprada por Le Gris. Seguem-se então as 3 versões: uma neutra, uma pelo ponto de vista de Les Gris, onde diz ter havido consenso, e outra pelo ponto de vista de Marguerite, dizendo que foi violentada sem consenso.
O filme traz o temas muito atuais sobre sociedade machista, Metoo, gaslighting, e todos os atores estão ótimos em seus papéis. É a volta de Scott na seara dos filmes de batalha, como em "Cruzada"e "Gladiador", com muitas cenas de luta, sangue e violência. O filme no entanto, é longo, quase 160 minutos, e fica cansativo e arrastado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário