terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Memória



"Memoria", de Apichatpong Weerasethakul (2021)
Vencedor do prêmio do juri no Festival de Cannes 2021, "Memória", do tailandês Apichatpong Weerasethakul, é o candidato da Colômbia para uma vaga ao Oscar 2022.
Seu primeiro filme rodado fora da Tailândia, "Memória" é um complexo e hermético filme produzido e protagonizado por Tilda Swinton. Ela interpreta a bióloga inglesa Jessica, moradora de Medellin, na Colômbia. Jessica visita sua irmã doente no hospital, Karen. Jessica tem ouvido estranhos sons que somente ela escuta, e em busca da origem do som, ela encontra um engenheiro de som jovem, Hernan, e depois, um pescador de mesmo nome.
É difícil descrever sobre o que fala o filme. Eu sou admirador do cinema de Apitchpong desde "Tio Bonmee", "Mal dos trópicos"e "Cemitério do esplendor". Mas aqui, o filme, de ritmo quase insuportavelmente lento, vai de encontro à meditação, a planos muito longos onde quase nada acontece. Pode ser que o filme fale sobre a memória do povo colombiano que se apagou, voltado à grande metrópole e à modernidade. Cabe à uma estrangeira resgatar as origens, na floresta, conectada à natureza e pasmem, à uma nave espacial que surge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário