sábado, 4 de dezembro de 2021

Inconfissões


"Inconfissões", de Luiz Roberto Galízia (2017)
Excelente curta brasileiro LGBTQIAP+, é um documentário realizado pela cineasta Ana Galízia sobre o seu tio, o ator e diretor paulista Luiz Roberto Galízia, morto pelos sintomas da Aids em 1985, aos 34 anos.
Composto por fotos e imagens de super 8 realizadas pelo mesmo, algumas fotos com imagens explícitas, o filme é narrado pelos atores Charles Fricks, Gunnar Borges e pela própria Ana Galizia.
O filme começa com um laudo médico sobre Luiz Roberto Galízia: "traços de inferioridade e insegurança, sobretudo afetiva". Isso diz muito sobre a angústia que ele vivia, sendo homossexual em uma família conservadora. Luíz fez poucos filmes: participações em "O beijo da mulher aranha", "O olho mágico do amor". Seu grande feito foi ter criado, junto de Cacá Rosset,, o "Teatro do ornitorrinco', em são Paulo. Galízia foi estudar em Berkley, nos Estados Unidos, e sempre temeu a Aida, até que ele próprio foi diagnosticado como portador de HIV.
Com lindas imagens e emocionantes textos em off, o filme fala sobre a arte, sobre a cultura e sobre o amor à profissão. Um filme sobre uma época e um período trágico da história no mundo, artistas dizimados pela Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário