terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Colméia


"Hive", de Blerta Basholli (2021)
Vencedor de 3 importantes prêmios em Sundance 201 (Premio do juri, da audiência e de direção", além de outros importantes prêmios em Festivais internacionais, "Colméia" é o longa de estréia da roteirista e cineasta Blerta Basholli, nascida em Kosovo e aonde o filme acontece.
Baseado na história real de Fahrije (Yllka Gashi), uma mulher cujo marido foi dado como desaparecido em 1999, durante a Guerra de Kosovo. Vivendo em uma sociedade patriarcal, Fahrije, ao contrário de outras vi;uvas, precisa trabalhar para sustentar seus dois filhos e o sogro doente. Ele lhe ensina a dirigir carro para fazer entregas do mel com pimenta. Mas a vizinhança, tanto homens como mulheres, a chamam de puta, pois não admitem a mulher trabalhando fora. Fahrije decide enfrentar a todos, inclusive seus filhos, para se colocar como uma mulher empoderada em uma época e cultura que não permitem a independência feminina.
Um filme duro, cruel, bruto. Com ótimas performances, o filme traz um olhar documental e poético sobre um período histórico onde a mulher não podia fazer muita coisa, além de afazeres domésticos. Nos créditos finais, um lindo desfecho para a história dessa mulher que decidiu seguir seus impulsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário