domingo, 12 de dezembro de 2021

Os primeiros soldados


"Os primeiros soldados", de Rodrigo de Oliveira (2021)
Após os dramas autorais e independentes "As horas vulgares e "Teobaldo morto, Romeu exilado" e do documentário "Todos os Paulos do mundo", o roteirista e cineasta Rodrigo de Oliveira busca falar com um público mais amplo através da contundente história das primeiras vítimas da Aids no Brasil, no ano de 1983, quando muita desinformação existia, fazendo um paralelo com o Brasil de 2020 e o Covid.
Com performances exemplares de todo o elenco, em especial, Jonnhy Massaro como Suzano, Renata Carvalho como Rose e Clara Choveaux como Maura, irmã de Suzano, além das belas participações de Higor Campanaro, Alex Bonim e Victor Camilo.
O filme começa no reveillon de 1982, apresentando diversos personagens que no ano seguinte, sucumbirão à tragédia d HIV e tentarão de tudo não serem derrubados em um campo de guerra, a metáfora proposta no filme.
Boa reconstituição de época e uma trilha sonora recheada de pérolas, como "Linda juventude", do 14 Bis, e "Você não me ensinou a te esquecer", de Fernando Mendes. Um drama pungente e melancólico que busca relembrar uma época de muita dôr e tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário