sábado, 25 de dezembro de 2021

Um dia muito especial


"Sex and philosophy", de Mohsen Makhmalbaf (2006)
O cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf é dos mais aclamados no mundo, tendo obras-primas em sua filmografia, como 'Salve o cinema", "O silêncio", "Gabbeh". O seu cinema é impregnado de imagens poéticas e coloridas que procuram traduzir as mazelas sociais e os absurdos consequentes de anos de guerra , sociedade machista e religião milenar e conservadora.
Para rodar "Um dia muito especial", Makhmalbaf teve que filmar no Turkijistão, país da União soviética, pois no Irã seria impossível filmar a história por questoes morais e de tabus referentes à presença de mulheres em uma escola de dança comandada por um homem. O Turkijistão indicou o filme a uma vaga ao Oscar em 2006.
John é poeta e professor de dança em uma escola. Ao completar 40 anos de idade, ele repensa a sua trajetória e decide chamar as suas 4 amantes para uma conversa na escola, no mesmo horário, para que elas se conheçam. Entre elas, uma aeromoça, uma prostituta e uma médica.
O filme é costurado pelas histórias de cada uma das mulheres e sua relação com John, além de mostrá-las dançando na aula, parecendo uma cena de Carlos Saura, como "Carmen "ou "Amor bruxo". O filme lembra também os filmes de Walter Hugo Khoury, com o personagem Marcelo relembrando as mulheres de sua vida. É um filme mediano do cineasta, que desde "A caminho de Kandahar", não apresentou mais nenhum filme da sua boa safra inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário