quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Playground


"Un monde", de Laura Wandel (2021)
Premiado com mais de 12 prêmios, entre eles, o Fipresci do Festival de Cannes 2021, "Playground, escrito e dirigido pela estreante Laura Wandel, é um assustador e extraordinário olhar sobre o universo do bullying entre crianças de 8 a 10 anos de idade em Paris. Tão violentas quanto os adolescentes, as crianças são vistas pelos adultos como fazendo brincadeiras apropriadas para a idade, mas a verdade é que as consequências são devastadoras.
Nora (Laura Wandel, 8 anos, uma atriz impressionante) está em seu primeiro dia de aula na escola. Assustada com tudo e com todos, ela tenta se apegar ao seu irmão mais velho, Abel (Gunther Duret), que a ignora. Abel sofre bullying, e pede para que Nora nao conte nada ao pai deles. Mas ao contar, Abel acaba apanhando ainda mais, e Nora se sente culpada.
COm uma narrativa muito semelhante ao cinema dos irmãos Dardenne, com a câmera 100% colado na protagonista, o filme traz os adultos como insensatos e incompreensíveis com a angústia e solidão das crianças. Com atuações repletas de camadas e comoventes das duas crianças, é um filme forte e contundente sobre um tema da violência infantil que está longe de acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário