quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

A felicidade das pequenas coisas


"Lunana", de Pawo Choyning Dorji (2019)
Incluso entre os 15 filmes pré-selecionados a concorrer a uma vaga ao Oscar de filme internacional em 2022, "Lunana" já ganhou mais de 20 prêmios, e certamente fará o público sair chorando do cinema.
O filme é um emocionante relato sobre educação e paixão à profissão do professor, que me fez lembrar de duas obras-primas de Zhang Yimou : "Nenhum a menos" e "Caminho para casa". São todos filmes que falam sobre um distante vilarejo onde um professor é enviado para dar aula. No caso, Ugyen (Sherab Dorji, excelente), um jovem professor que mora na capital do Butão e sonha em ser cantor na Austrália. Enquanto seu visto não sai, ele precisa cumprir mais um ano de seu contrato como professor do estado. Ele é enviado, à contragosto, para Lunana, um vilarejo de menos de 60 habitantes, que necessita de 8 dias a pé para chegar l;a, subindo as montanhas. Só que aos poucos, Ugyen vai se envolvendo com a história das crianças do vilarejo.
Lindo, com locações encantadoras e um time de elenco infantil apaixonante, todos sem experiência com atuação. É um fell good movie, com uma humanidade incrível para todos os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário