quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

À 200 metro


 "200 meters", de Ameen Nayfeh (2020)

Super premiado drama da Jordânia, indicado pelo país à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021. O filme é um contundente drama sobre a eterna briga entre palestinos e israelenses pelas terras ocupadas. a difícil convivência entre os dois povos.

Mustafa (Ali Suliman, um dos maiores atores da Palestina) é um operário casado com Salwa e pai de 3 filhos. Mustafa e sua mãe moram em um lado da divisão das terras ocupadas, e Salwa e os filhos do outro lado, divididos por um checkpoint com distância de 200 metros. Todas as noites, Mustafa se despede de seus filhos os olhando pela varanda. Mustafa se nega a morar do lado israelense, onde mora sua família, e prefere todos os dias atravessar o check point. Um dia, ao voltar do trabalho do lado de uma vila do outro lado do checkpoint, suas digitais não são reconhecidas. Para piorar, seu filho sofreu um acidente de carro e está no hospital. Impossibilitado de atravessar , ele decide ir em uma van clandestina, e ao invés de 200 metros, irá atravessar 200 kilometros.
Com ótimas performances do elenco, o filme comove por levantar um tema tão polêmico, mas do ponto de vista dos palestinos. Muita gente reclamou sobre como os israelenses são retratados no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário