terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A pior pessoa do mundo



"The worst person in the world", de Joaquim Trier (2021)
Palma de Ouro em Cannes 2021 de melhor atriz para Renate Reinsve, além de outros 14 prêmios internacionais, 'A pior pessoa do mundo" é dirigido pelo aclamado cineasta norueguês Joaquim Trier, realizador de "Oslo, 31 de agosto", e "Thelma".
O filme é um épico intimista sobre uma mulher de 30 anos, Julie (Renate Reinsve), em crise com idade, profissão e vida profissional. Julie ja abandonou medicina, psicologia e agora tenta fotografia, trabalhando como atendente em uma livraria. Seus pais já não sabem mais lidar com as indecisões da filha. Ela namora o jovem cartunista Aksel (Anders Danielsen Lie), mas ele quer um filho e ela, não. Ela acaba conhecendo por acaso Eivind (Herbert Nordrum), um atendente de lanchonete com espírito livre como Julie, e que também não quer ter filhos.
O filme, com 130 minutos, começa como comédia romântica, apostando inclusive em fantasias, como quando as pessoas congelam para intensificar o romance entre Julie e Elvind. Existem momentos divertidos como quando eles se conhecem e dividem intimidades: um cheira o suvaco do outro, e se olham mijando. Mas no último ato, o filme segue para um melodrama envolvendo doença terminal, mudando radicalmente de tom. Os atores estão ótimos, transitando bastante entre os gêneros. E que vontade de conhecer a Noruega, que locações lindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário