sábado, 25 de dezembro de 2021

A história do Cinema: uma nova geração


"The story of film: the new generation", de Mark Cousins (2021)
Documentário obrigatório para Cinéfilos e estudantes de cinema, escrito, produzido e dirigido pelo crítico de cinema irlandês Mark Cousins, famoso pelos seus documentários ambiciosos sobre o Cinema.
"A história do cinema: uma nova geração" concorreu no Festival de Cannes 2021. Cousins traça um painel crítico sobre o cinema do século XXI, e o que ele trouxe de inovador para a linguagem, além de apresentar a tecnologia como elemento fundamental para essa nova linguagem que surge no cinema, por conta de celulares, redes sociais, streamings e o próprio advento da Covid que fez com que a indústria reaprendesse a produzir audiovisual.
O filme, com quase 3 horas de duração, é dividido em 2 partes:
Extend the lamguage of films/What are we digginf for. Cousins apresenta o melhor do cinema autoral e do cinema de entretenimento para dividir em gêneros e expôr os filmes mais comentados no terror, drama, ação, documentários, etc. Ele vai de "Um elefante sentado quieto", de Bo Hu, a "Parasita", "Adeus à linguagem", de Godard", "Frozen", "Deadpool", "Nós", etc, e quase sempre fazendo comparações com filmes clássicos, citando até mesmo "Limite", de Mario Peixoto. Um presente para cinéfilos que, como eu, amam assistir coletÂneas de filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário