domingo, 26 de dezembro de 2021

France


"France", de Bruno Dumont (2021)
Concorrendo na Seleção oficial do Festival de Cannes 2021, "France" é vendido como uma comédia ou sátira, mas fica difícil assistir ao filme sob esse ponto de vista. O filme é um drama, uma tragédia intimista na história de France (Lea Seydoux), a maior estrela do jornalismo da França. Assim como em "Poderosa Afrodite", de Woody Allen, onde temos uma personagem rica e sem discernimento social e político, que acaba tendo uma reviravolta e volta o sue olhar para as pessoas menos favorecidas.
France de Meurs é uma jornalista famosa que se desdobra entre o ser âncora do maior programa da tv, ser também diretora e câmera em situações de risco no Oriente médio e se desdobrar como esposa e mãe. Uma mulher em busca de fama e likes, sua vida muda quando ela atropela um imigrante que estava em uma scooter.
Bruno Dumont fez seus melhores filmes no início de carreira: "A humanidade", Flanders", "A vida de Jesus". Quando resolveu faezr comédias, seu estilo narrativo e visceral se transformou, trazendo filmes bem bizarros e pouco atraentes. 'France" tem seu foco quando quer falar sobre temas importantes como o culto à celebridade e o ego na mídia, mas se desdobra em tantas tramas paralelas que fica longo e entediante. Uma cena de acidente de carro já no final, espetaculosa, dá uma sacudida no filme, mas é uma cena que nem combina com o que vemos até então. Resta saborear a performance de Lea Seydoux, uma das grandes estrelas francesas, aqui em variações de emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário