segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O último desejo


"Una ultima voluntad", de Marco Berger (2007)
Que peça sensacional esse filme daria! Antes do cineasta argentino Marco Berger lançar o seu 1o longa LGBTQIAP+, "Plano B", que o projetou para o mundo, ela havia lançado em 2007 esse ótimo curta, protagonizado pelos dois atores que mais tarde estariam em "Plano B".
"O último desejo" é um drama com tintas de absurdo e de humor ácido, rodado em preto e branco. Se um bom autor pegar essa premissa, certamente irá lançar uma ótima peça de teatro com um elenco masculino composto por 7 atores: o condenado (Manuel Vigneau), o soldado escolhido (Lucas Ferraro), o general )Oscar Alegre) e outros 4 soldados.
Um pelotão, comandado pelo general, caminha com o condenado por uma floresta isolada para cumprir uma missão de fuzilamento. O condenado tem direito a um último desejo, que por lei, deve ser cumprido, mas que desestabiliza a todos: ele quer um beijo. O general não entende o pedido, pois ali todos são homens. Consultando o manual, entendem que precisam cumprir. Resolvem então fazer uma aposta com caixinha de fósforos e o soldado escolhido deve beijar o prisioneiro.
Que filme incrível: simples, mas com uma metáfora muito bem estruturada: o condenado, um rebelde, desestabiliza e deixa plantada a sua semente no pelotão, e certamente o soldado escolhido nunca mais será o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário