sábado, 26 de fevereiro de 2022

A ultima chance


"A ultima chance", de Paulo Thiago (2019)
O cineasta Paulo Thiago é dono de vasta filmografia no cinema brasileiro, muitos deles produzidos pela sua esposa, a produtora Glaucia Camargos. Eu sou apaixonado pelo drama de bicheiros "Águia na cabeça", um dos grandes filmes dos anos 80. "A última chance foi o último filme rodado por Paulo Thiago, falecido em junho de 2021. Rodado em 2017, participou do Festival do Rio e agora encontra espaço no Canal Brasil.
O filme é baseado na história real de Fábio Leão, campeão de Muay Thai já aos 16 anos de idade, nascido pobre em Vila Kennedy. Abandonado pelo pai, ele morou com sua mãe, uma secretária, e sua avó. Fábio se envolveu com tráfico, comando vermelho, roubo de carros, enfim, toda uma sorte de inflações que vira e mexe o colocavam na cadeia, No filme, as pessoas que tentam fazer de tudo para tirar ele do mau caminho são Luciana (Juliana Lohman), sua namorada e futura esposa, e seu amigo interpretado por Erom Cordeiro. Fábio está muito bem defendido por Marco Pigossi, um dos melhores atores de sua geração.
O filme veio após o grande sucesso de "Aldo- mais forte que o mundo", de Afonso Poyart, e aí muitas comparações foram feitas. Mas o filme de Poyart era um blockbuster, ao contrário do filme de Paulo Thiago, e está mais interessado na tragédia humana do seu protagonista do que nas lutas. Um filme defendido por bons atores, incluindo Marília Medina, Helena Varvack, Aramis Trindade, Fabrício Santiago, Gutti Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário