quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Minhas tias


"My aunties", de Richard O’Connor (2020)
Excelente e emocionante curta de animação canadense LGBTQIAP+. Baseado em uma comovente e trágica história real, adaptado d uma entrevista de 2010 que Stefan Lynch Strassfeld gravou para o podcast storytelling e a fundação sem fins lucrativos StoryCorps .
Stefan Lynch foi criado por pais gays no início dos anos oitenta. Ele foi cuidado e amado por um grupo de adultos, em sua maioria homens gays, que ele chamava de suas “tias”. Stefan se lembra da sucessão de doenças relacionadas à AIDS em sua família, incluindo a morte de seu pai em 1991. Mesmo diante de uma terrível doença e perda, suas tias lhe mostraram como sobreviver e cuidar umas das outras. Seu pai, Michael Lynch, foi um ativista da liberação gay nas décadas de 1970 e 1980, uma figura proeminente em Toronto que fundou o AIDS Memorial da cidade e ministrou o primeiro curso de estudos gays no Canadá .
Lynch Strassfeld tinha 10 anos quando o amigo de seu pai, Steve, foi diagnosticado com AIDS. A partir daí, um por um, vão morrendo os amigos e amantes.
É um filme bastante sensível, e fiquei muito encantado com a sutileza e emoção com que é narrado e apresentado na animação. Um filme amoroso, sobre a comunidade gay, batalhadora e fiel aos seus princípios de amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário