"Girls and boys- Sex and british pop”, de Ben Whalley (2005)
Ambicioso documentário de 4 horas de duração que percorre a cena musical inglesa dos anos 60 aos anos 90, pelo prisma da sexualidade, gêneros e política.
Os anos 60 foram os anos dos escândalos, com o surgimento dos Rolling Stones e outros artistas que desafiaram o status quo e vieram visualmente extravagantes, embalados pelas drogas e efervescência do flower power.
Os anos 70 foram os anos da androginia, com o surgimento da andrognia, capitaneada por David Bowie. Mas o que mas me interessou foram os anos 80 e 90, que sou totalmente apaixonado. Os anos 80 vieram com o Glam rock, o pop, o punk, o gótico. O final dos anos 70 trouxeram para a Inglaterra um ambientação bastante depressiva: greves, desempregos e o governo conservador de Margareth Tatcher, Os artistas resolveram escancarar de vez, vindos da geração Bowie, vieram com muita androginia, maquiagem e indefinição de gênero. Foram os anos da festa, do colorido, da alegria e hedonismo. Duran Duran, Culture Clube, Frankie goes to Hollywood, Human League, Bananarama, Soft Cell, Spanday Ballet, Wham, Depeche Mode, Bronski beat, Pet shop boys, erasure, Queen e Freddie Mercury.
Mas na metade dos anos 80, a partir de 87, veio a Aids, que dizimou boa parte da população gay e a música voltou a ser menos sexualizada e mais política: entraram The Smiths, Eurythmics, entre outros. O filme reserva boa parte para a importância de Madonna na música e comportamentos ingleses, e o contraponto, Kylie Minogue, com sua doçura e inocência. Madonna representou mulheres no Poder.
Os anos 90 vieram com grupos como Suede, Blur, vindos de uma cultura do ecastay e do mundo dos Djs e eletrônico. Take that e Right said Fred vieram para trazer o conceito da objetificação do corpo masculino. Mais pro final dos 90, Robin Willians e Kylie Minogue voltaram com o conceito de homens e mulheres que agradam a todos os públicos, até a explosão das Spice Girls e a importância delas para trazer o conceito de Girl power para as adolescentes. O filme finaliza dizendo que grupos como Spice Girls foram importantes para o surgimento de programas de tv como the voice , pois disseram ao público que todos seriam capazes de cantar. Mesmo para quem não queira ver o filme, só deixar tocar o aúdio já vira uma super playlist de 4 décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário