sexta-feira, 24 de abril de 2020
O caso dos irmãos Naves
"O caso dos irmãos Naves", de Luiz Sérgio Person (1967)
Clássico do cinema brasileiro, dirigido por Luís Sérgio Person, que há dois anos atrás havia lançado "São Paulo S.A". Adaptação do livro escrito pelo advogado João Alamy Filho, e roteirizado pelo próprio Person e o crítico de cinema Jean Claude Bernadet, o filme ganhou em 1967 no Festival de Brasília 2 prêmios: melhor atriz coadjuvante para Lélia Abramo (que interpreta a mãe dos irmãos) , e melhor roteiro.
O filme é baseado em trágico acontecimento real, acontecido na cidade de Araguari, Estado de Minas, em 1937, na implantação do estado Novo de Getúlio Vargas: 2 irmãos, Sebastião (Juca de Oliveira) e Joaquim Naves (Raul Cortez) são acusados injustamente de terem assassinado o primo deles, Benedito, e sumido com o dinheiro. Os 3 eram sócios em uma compra de caminhão. Mas Benedito, sem avisar ninguém, foi embora de madrugada com o dinheiro para outra cidade. Sem corpo e sem sinal do dinheiro, os irmãos e a mãe deles são torturados barbaramente. A mãe é solta e pede ajuda para o advogado João Alamy (John Hebert) para impedir que o novo Delegado, um ex-tenente (Anselmo Duarte) os torture ainda mais. Diante de ameaça de morte, os irmãos acabam confessando o crime. No dia do julgamento, no entanto, os irmãos negam tudo e dizem que foram obrigados a mentir para não serem mortos. O juri os absolve 6 contra 1. Mas a promotoria não se convence e pede um novo julgamento, que de ovo os absolve. O tribunal, no entanto, altera o veredito outra vez, com ajuda da Constituição de 1937.
Os irmãos são condenados a 25 anos e 6 meses de reclusão, pena posteriormente reduzida para 16 anos. Após 8 anos e 3 meses encarcerados, em agosto de 1946, Sebastião e Joaquim ganham liberdade condicional ante comportamento exemplar. Em 1952, Benedito aparece. Somente em 1960 os herdeiros conseguiram indenização do Estado.Joaquim já havia falecido.
O filme tem uma narrativa que mistura documentário, cinema reportagem e narração em off. Person misturou atores profissionais com moradores da cidade de Araguari. As cenas de tortura são bem intensas e cruas, e claro que o roteiro de Bernadet e Person já faria uma analogia à Ditadura militar vigente no País de 1967, ano da produção do filme. "O caso dos irmãos Naves" é talvez o melhor filme de tribunal feito no Brasil, realizado com bastante competência e realismo.
Raul Cortez, Juca de Oliveira, Lélia Abramo estão antológicos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário