sexta-feira, 3 de abril de 2020
Flor do desejo
"Flor do desejo", de Guilherme de Almeida Prado (1983)
Segundo longa metragem dirigido por Guilherme de Almeida Prado, no ano de 1983, rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília para Cida Moreira.
Guilherme estreou na direção com a pornochanchada "As taras de todos nós". O filme foi um grande sucesso comercial e possibilitou que Guilherme pudesse investir em um projeto mais pessoal. Ele adaptou o conto "Sabrina de trotoar e de tacape", de Roberto Gomes e reuniu um elenco de atores e atrizes renomados:
Caique Ferreira, Imara Reis, Cida Moreira, Tamara Taxman, Luis Carlos Arutim. Caique Ferreira, um ator bastante promissor na época, interpreta o marinheiro Gato. Ele trabalha no cais do porto e procura sobreviver com o pouco dinheiro que ganha. Na cidade, a boite Flor do Desejo é a grande sensação, comandada pela cafetina Lady (Tamara Taxman). Imara Reis é Sabrina, uma prostituta que trabalhava para lady mas resolveu trabalhar por conta própria. Quando Sabrins sai com um cliente que a espanca, Gato surge e a salva. Gato e Sabrina resolvem fazer uma sociedade; ela atende os clientes, e Gato os assalta.
Guilherme de Almeida experimentou o seu olhar de cinéfilo, trazendo referências da decadência da Boca do Lixo ao glamour dos Filmes B de Hollywood. Seus personagens frequentam ambientes mundanos e a fotografia costuma trabalhar elementos do cinema noir, com muita sombra. Hoje em dia, esses elementos experimentados por Guilherme ficaram bastante datados , mas continuam sendo ótimos filmes para se estudar a filmografia brasileira dos anos 80, e de que forma essas referências cinematográficas foram importantes para desenvolver esse cinema tão peculiar da época, chamado por alguns críticos de “Neo noir pós moderno paulista”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário