quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um Homem tanto gentil


" En ganske snill mann/ A somewhat gentle man", de Hans Petter Molland

Comédia dramática , de produção norueguesa. Você já viu comédia norueguesa? Pois é, tem um humor bem particular. Mas é um filme curioso, com toques de melodrama, misturado a um humor negro, próximo da linguagem dos filmes dos irmãos Cohen.
Um homem, preso por 12 anos por assassinato, é solto, e tenta voltar a sua vida normal, antes da prisão. Mas a sua familia (mulher e filho) não o aceitam mais, e ele contraiu uma dívida enorme com um gangster, que sustentou sua família no período que ele esteve preso. Para pagar essa dívida, ele precisa trabalhar. Arruma um emprego como mecãnico numa oficina, e acaba se envolvendo com uma funcionária traumatizada pelos maus tratos do antigo namorado, que a espancava. Ele mora numa pensão furreca, cuja dona é uma senhora horrorosa. Essa dona da pensão é um personagem maravilhoso, ela toda vez que vai entregar a comida para ele, o obriga a transar com ele. Hilário! Ulrich, o personagem, tenta uma reaproximção com a mulher e o filho, cuja esposa está grávida. Ao mesmo tempo, seu antigo chefe quer se vingar do cara que o mandou pra cadeira, e obriga Ulrich a matá-lo, em troca da grana que ele investiu na familia dele no período que ele esteve preso. Ulrich fica cheio de conflitos morais, e procura descobrir a melhor forma de reaver sua família sem ter que voltar ao mundo do crime.
O ator Stellan Skargard, que trabalhou em varios filmes de Von Triers e em " Mamma Mia", interpreta brilhantemente o protagonista, mostrando sua versatilidade para gêneros tão diferentes.
O filme peca por sua duração, o que acaba cansando um pouco. Porém, vale ser visto, várias cenas são antológicas, o elenco como um todo é delicioso, e a construção dos personagens diverte.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário