segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fora da lei


" Hors la loi/Outside the law", de Rachib Buchared (2010)

Drama dirigido pelo argelino Rachid Buchared ( mesmo cineasta do denso " London River") , é uma super produção francesa, nos moldes de "O poderoso chefão": cinemão de primeira qualidade. E não digo isso como algo pejorativo, é um filmaço!
Uma familia é separada nos anos 20 na Argélia, após a dominação francesa na região. Os franceses desapropriam inúmeras famílias de suas terras legítimas, entre elas, a da família de 3 irmãos que moram numa região árida. Cada um parte para uma vida errônea: 1 vai lutar na Guerra da argélia, outro se envolve com marginais e outro empresaria um lutador de boxe. Se reencontram décadas depois: 2 irmãos se unem em forças para tentar livrar a Argélia do protecionismo francês, se tornado líderes do FLN. O 3o irmão, o empresário de boxe, evita de se envolver com a questão sócio-politica, a contra-gosto dos outros irmãos. A mãe deles representa a força da Argélia, que jamais esmorece perante o inimigo. Várias cenas magníficas, tensas, bem dirigidas. Já pro final, tem uma cena de tiroteio digna da melhor produção americana.
O filme é tecnicamente maravilhoso, direção de arte, fotografia, som, figurino. Os atores todos excelentes,e o roteiro é poderoso, fazem desse projeto um filme obrigatório para quem curte cinemão com arte.
Na exibição do filme no Festival de Cannes 2010, o clima era muito tenso na croisette, pois havia boatos de atentado contra Bouchareb, devido ao tema político que tanto desagradou os argelinos.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário