sábado, 25 de dezembro de 2010

O Turista


" The Tourist", de Florian Henckel von Donnersmarck (2010)

Filme de ação misturado a comédia romântica, O Turista é uma refilmagem do francês " Anthony Zimmer, a caçada", lançado aqui apenas em dvd.

O filme lembra bastante o clima das comédias de ação sofisticadas dos anos 60, como " Charada", de Stanley Donen, com Audrey Hepburn e Cary Grant. Como o filme de Donen, O Turista aposta no glamour e no star system. Pegou 2 dos maiores astros de Hollywood, Angelina Jolie e Jonny Depp e os colocou em locações soberbas em Paris e Veneza. O elenco de apoio também é excelente, incluindo Paul Bettany e Timothy Dalton, esquecido após ter vivido o agente 007 .
A trama gira em torno do mote preferido de Hitchcock: o homem errado. Angelina Jolie é uma mulher misteriosa que precisa reencontrar seu amante procurado pela polícia. Ela marca um encontro em um trem, que vai de Paris a veneza. Lá, ela usa um turista americano *Jonny Depp" como isca para a polícia. Depp faz aquele tipo meio bobo, idiota de turista, e acaba se apaixonando pela personagem de Elise (Jolie). Ele acaba sendo procurado pela Interpol e pela máfia russa, de quem Alexander Pearce, o amante, roubou 744 milhões de euros.
O filme recebeu muitas críticas negativas mundo afora. Acho uma injustiça, a finalidade do filme aqui é homenagear aqueles filmões antigos, que tanto alegraram público de outrora. É uma tentativa de reativar esse filme de ação cômica, com atores famosos e locações deslumbrantes. Cada aparição de Jolie na tela é um desbunde, parece um desfile de moda, ela está belíssima. Ela e Depp parecem ter se divertido muito com o filme. O diretor alemão é o mesmo do excelente " A vida dos outros", que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007.
" O turista" não se pretende inovar nada no ramo dos filmes de ação. É apenas um entretenimento, desses que passam as centenas no circuito por ano. A diferença é que faz com estilo, classe e muitas cenas divertidas. Depp, por ex, como turista, confunde a língua italiana com a espanhola, e vive agradecendo em castelhano. tem até uma gag envolvendo cirurgia plástica com famoso cirurgião brasileiro.
O final revela várias reviravoltas na trama, que aliás, eu já havia descoberto no meio da narrativa.

Nota: 8

Um comentário:

  1. Como assim Hsu???
    Pra mim, esse filme foi simplesmente o pior filme disparado de 2010.
    Péssimas atuaçoes, caricatas ao extremo, enredo previsível, trama tosca e ritmo absolutamente inexistente, tanto an comédia quanto na açao.
    Mas, gosto nao se discute, ne'? ou nao... como diria Caetano. hehe

    ResponderExcluir