quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ajami


de Scandar Copti e Yaron Shani (2009)

Ajami é o nome de um bairro em jaffah, hoje incorporado a Tel Aviv. Um bairro pobre de periferia, onde judeus, muçulmanos e cristãos precisam conviver da melhor forma possível, apesar de todos os atritos existentes. Ajami em árabe também quer dizer " estrangeiro".
Essa é a sensação de quem mora no bairro. Um pensamento constante de não pertencer àquela realidade, crua, violenta.
Os diretores são também os roteiristas dessa pequena obra-prima, muito inspirado em filmes como " Cidade de Deus" e " Babel". Do primeiro, ele herdou a linguagem seca, cãmera na mão nervosa, a utilização de atores profisssionais misturados a amadores, para retratar da melhor forma possível a dura realidade. De "Babel", ele herdou a costura de histórias, aqui no caso, de 5 personagens que em algum momento, terão seus detsinos entrecruzados.
O fio condutor é um menino, Nasri, de 13 anos, que convive com gangues de muçulmanos, palestinos, cristaos e judeus, todos em pé de guerra. Seu tio fere um membro rival e a partir daí, os conflitos surgem de forma violenta. Ótimo roteiro, elenco de atores amadores muito bem conduzidos, o filme irradia naturalismo e violência social, de forma contundente. Apesar de longo e arrastado lá pelo meio do filme, o filme merece atenção para quem curte um drama forte e que retrata a vida de tipos marginalizados, aqui representados pelos conflitos religiosos e culturais.
O desfecho é espetacular, o entrelaçamento das histórias não sôa forçado, como boa parte dos filmes que tentam copiar essa narrativa de Guilhermo Arriaga. Contundente, obrigatório.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário