quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Corações em conflito


" Mammoth", de Lukas Moodysson (2009)

Excelente drama de Lukas Moodyssson, mesmo diretor do filme barra-pesada " Para sempre Lylia". Mais uma vez, o foco de Moodysson é na infância, e as consequências dos maus tratos e alienação dos pais na formação moral da criança.
No elenco, Gael Garcia Bernal e Michelle Willians interpretam um casal que tem uma filha pequena. O roteiro tem três histórias que correm paralelas. Pais ausentes, uma babá filipina toma conta dela. O pai, nerd e criador de jogos para videogames, é chamado para um trabalho de alguns dias na Tailândia, e a partir daí, se deflagram crises existencias e dramas entre os personagens, numa estrutura bem semelhante a "Babel". O filme passa a ser narrado em 3 paises distintos: Eua, Tailandia, e Filipinas. Enquanto o marido está na Tailândia (onde ele acaba se envolvendo com uma prostituta local), a esposa se dedica quase que integralmente ao trabalho. Ela é médica, e passa o dia quase todo no hospital. A filha é então cuidada pela babá filipina, a quem a menina se afeiçoa, e decide aprender um pouco do vocabulário filipino. A mãe passa a sentir ciúmes da babá, mas sem poder fazer algo que possa mudar a situação. Ao mesmo tempo, a babá filipina tem 2 filhos pequenos que moram nas Filipinas, e que sonham em um dia, rever a mãe. Todas essas histórias de certa forma se cruzam em seu destino.
Um filme lindo, emocionante, triste. Uma melancolia e um peso terrível na consciência de cada um, de que nos sentimos todos de mãos atadas, conformados com as nossas vidas, e incapazes de tentar fazer algo que possa transformar nossos destinos.
A trilha sonora é ótima, recheada de musicas pops: Cat Power, Ladytron....enfim, um filme que me deixou ótima impressão, e que infelizmente, não foi lançado no circuito, apenas passando em festivais. Foi lançado em dvd recentemente.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário