domingo, 5 de dezembro de 2010

Demônio


" Devil", de John Erick Dowdle (2010)

Suspense produzido por M Night Shayamalan, introduzindo o filme como pioneiro de sua produtora Night chronicles, que será responsável em realizar idéias de Shayamalam, mas conduzido por outros cineastas.
Co-assinando o roteiro, Shayamalan faz aqui de novo a sua assinatura, e o público pode esperar a famosa reviravolta na trama, ao final.
5 pessoas distintas e que não se conhecem ficam presos em um elevador, e um por um, vai morrendo. Pela sala de monitoração, os seguranças e um policial, que carrega um passado trágico, testemunham o que se passa dentro do elevador, e tentando a todo custo, entrar nele, através da ajuda de bombeiros e policiais.
A trama parece um mix de " Premonição" e " Jogos mortais", esse último se fazendo presente no desfecho da trama. O interessante do roteiro é fazer as pessoas se interagirem de certa forma, sem se conhecerem, mas tendo algo em comum. Parece " jogos mortais", não?
Os efeitos são comedidos, talvez pelo baixo orçamento do filme, mas aí acaba sendo uma boa opção, pois o filme fica focado mais na densidade psicológica dos personagens.
Tecnicamente, a fotografia é bonita, o som ok, e o elenco atua corretamente. Alguns elementos na trama irritam pela obviedade: como um segurança latino ( ai, que clichê..sempre os latinos..vide " Atividade paranormal 2)) consegue entender a presença do demo, em pessoa, e saber os seus desdobramentos, assim, do nada.
Fica melhor se asistirmos ao filme sem querer entender muito, e se deixar levar pela trama. Que, inteligência dos produtores, dura extaos 80 munitos, tempo enxuto e correto para evitar encheção de linguiça.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário