domingo, 26 de dezembro de 2010

Terça-feira, depois do Natal


" Marti, dupa craciun/Tuesday, after Christmas", de Radu Muntean (2010)

Drama romeno sobre um triângulo amoroso que envolve um pai de família, que se encontra secretamente com a dentista de sua filha pequena.

Radu Muntean adora discutir sobre relações familiares, pirncipalmente casais em crise. Seu filme anterior, " Boogie", já tinha essa temática do ciúme.
Aqui, o protagonista Paul, bem sucedido e classe média alta, é casado com Adriana, e tem uma filha adolescente. Vivem felizes. Porém, a sua felicidade reside também nos momentos que ele passa com Raluca, a dentista de sua filha. Seus encontros acontecem no apto de Raluca.
O filme começa com um longo plano sequência, mostrando o casal Paul e Raluca em suas intimidades. A partir dái, o filme mostra essa vida dualizada de Paul, feliz nas duas vidas que leva. Porém, o Natal se aproxima, e a cobrança do vínculo familiar, tanto de uma mulher quanto a outra, lhe atormenta, e ele resolve contar a sua esposa o seu caso com a amante.
Dito asim, o filme parece simples. E é. Simples na sua forma de contar a narrativa, simples como a vida cotidiana. Radu faz um registro da rotina dos três personagens, como se documentasse tudo, com uma câmera escondida. Não há cortes nas cenas. São todos planos sequencia, longos, que duram pelo menos uns 10 minutos cada um. Planos médios, sem closes, nem detalhes. A impressão que temos é que fazemos parte de um realitty show, acompanhando a vida das pessoas , através de um olhar distanciado. Esse recurso utilizado por Radu é maravilhoso. Os atores, todos excelentes, mostram maestria ao interpretarem personagens tão complexos, e ao mesmo tempo, simples. Não há momentos de histeria, tudo é bem minimalista. Até mesmo o surto de Adriana, quando o marido conta seu caso, é discreto. A direção de atores no filme é um deslumbre, me lembrando bastante os filmes de Cassavetes, pioneiro ao mostrar as relações desgastadas dos casais, em registro de cotidiano da vida.
Curioso notar como a cinematografia romena tem se valorizado nos últimos anos, trazendo filmes
impressionantes para o mundo, de um País onde até então o regime comunista proibia temas hoje tão abertamente discutidos nos filmes de lá. Inclusive o filme apela bastante para a nudez. Interessante também perceber o quanto o capitalismo e o mundo do consumismo já invadiu a pobre Romênia, considerado um dos Países mais pobres da Europa, e que pelo filme, parece estar aprendendo bem os caminhos da superação: iphone, carros luxuosos, lonjas de departamentos.
Um filme muito interessante, mas para cinéfilos. espectadores comuns podem achar insuportável. Uma cena em si é antológica: no consultório da dentista, todos os personagens de fazem presente: paul, Adriana, Raluca e a filha pequena do casal. O casal de infiéis, e a esposa que nada sabe. Uma cena forte, de interpretação.
O filme termina de repente, forçando o ponto de vista do cineasta de querer apresentar apenas um trecho da vida de seus personagens. E a vida continua...

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário