sábado, 18 de dezembro de 2010

Reino Animal

"Animal Kingdon" , de David Michôd (2010)

Excelente drama de estréia do roteirista e diretor australiano David Michôd, vencedor no Festival de Sundance de melhor filme do juri.

O filme narra o drama de Joshua Cody, um adolescente de 17 anos que presencia sua mãe morrer de overdose de heroína. Sozinho e sem ter a quem recorrer, ele liga para sua avó, que o covnida para morar com ela. Chegando na casa, ele é apresnetado a seus 4 tios, que ele acaba descobrindo serem todos criminosos, tendo a avó como mentora. Um de seus tios, Pope, é um psicopata, que elimina todos que ele acredita estarem no caminho da família. A avó janine trata seus filhos carinhosamente beijando inclusive na boca deles todos, e ganhando o respeito dos garotos. Uma espécie de Ma Baker, famosa matriarca criminosa americana , dos anos 30, é interpretada fantasticamente por Jacki Weaver, que inclusive está concorrendo ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em 2011. Sua performance, assim como de todo o excepcional elenco
( incluindo Guy Pierce , o único conhecido do grande público) é digno de nota.
A direção é segura e constroi uma narrativa que começa suave e vai se transformando em um inferno absoluto, criando uma tensão que envolve o espectador de forma absurda.
O filme faz uma crítica severa ao sistema policial na Austrália. O filme se ambienta nos anos 80, na cidade de Melbourne, conhecida por ser uma das mais violentas no mundo. Tanto policiais quanto criminosos se utilizam da violência para criarem seus braços perante a sociedade.
O filme é um pouco longo, mas vale ser conferido, tanto pelo seu roteiro, brilhante, quanto pelas interpretações, aliadas a uma cãmera dinãmica e a uma trilha sonora pulsativa.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário