quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O mestre das marionetes


" Hsimeng Rensheng /The Puppetmaster" de Hou Hsiao Hsien (1993)

Filme visto na Mostra dedicada ao mestre Hou Hsiao Hsien, que acontece no CCBB.
Esse filme é um dos mais aclamados pela crítica mundial da obra do cineasta. Fui assistir com bastante expectativa.
O filme narra a história de Li Tienlu, um manipulador de marionetes, que faz narração das operetas apresentadas ( algo como Teatro de fantoches, mas mais dramático, incluindo pequena orquestra que toca em conjunto com a narração).
O filme mostra paralelamente a narração do Li Tienlu real, em formato documentário (Às vezes ele surge em cena narrando, as vezes a narração vem em off por sobre imagens).
" O mestre das marionetes" é um épico que abrange desde a infância dele, que começa em 1909, e vai até o período da dominação japonesa na Ilha de Taiwan, que durou 50 anos, terminando no pós guerra, justamente a fase apresentada no filme.
O filme é um épico, e mostra o cotidiano da família de Liu: seu pai intransigente, a morte de sua mãe, a sua madrasta aterrorizante, e muitos outros fatos que influenciam na infância do protagonista, até o momento que ele começa a trabalhar, ainda criança, num teatro de marionetes. Liu se apaixona por sua profissão, o dinheiro ganho vai todo para a sua família.
Confundindo a vida particular de Liu com a vida política da Ilha de Taiwan, sob dominação japonesa, Hou Hsiao Hsien faz um relato ambicioso da trajetória de seu país.
Aqui, ele conduz com muiuto rigor estético a sua forma de filmar: basicamente planos fixos, abertos, sem decupagem. Toda a cena acontece num mesmo plano aberto, não tem detalhes nem closes. Um olhar distanciado de um observador, como se fossemos testemunhas de tudo o que acontece. As paisagens são maravilhosas, o trabalho dos atores é ótimo.
A cópia apresentada na mostra era em dvd, e estava em péssimo estado. A fotografia muito escura.
Apesar de tantos elogios, o filme me cansou. É longo, quase 2:30 de duração. A narrativa as vezes é confusa, são muitos personagens apresentados, e tem hora que eu não sabia quem é quem.
Se eu tiver a oportunidade de rever esse filme em tela grande, cópia nova, talvez eu tenha uma outra impressão dele. Mas a que eu vi, agora na mostra, é aborrecida. Chato.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário