quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Adrienn Pal


"Pal Adriénn", de Agnes Kocsis (2010)

Drama húngaro , ganhou o Premio FIPRESCI em Cannes de 2010 (premio dos criticos), uma honra para o projeto, uma vez que são os críticos que conferem esse prêmio, e não o juri.
Piroska é uma enfermeira gorda, que trabalha na ala dos doentes terminais. Sua vida é um tédio, e burocrático. Casada, mal conversa com o marido em casa, e vice-versa. O filme fala também sobre a falta de comunicação entre as pessoas. A Hungria parece um túmulo, as pessoas não se interagem, é como se o setor do UTI que Piroska trabalha se estendesse ao mundo. Piroska passa boa parte do dia sentada em frente aos monitores de batimentos cardíacos, acompanhando a saúde dos terminais. Sua rotina muda quando um monitor acusa problemas com os pacientes. Aí, ela se apressa em salvar o doente. De resto, é tudo uma vida monótona.
Um dia, surge uma paciente idosa, cujo nome, Adrienn Pal, a faz relembrar de uma amizade que ela teve na epoca do colégio, e resolve ir atras do paradeiro desssa sua amiga de nome homônimo. Não existe motivação para ela encontrar essa amiga ( elas foram muito próximas). Apenas ela quer, nem mesmo ela sabe o porquê. Em seu caminho, ela descobre o paradeiro de outros amigos de colégio, que a fazem relembrar da personalidade dela e de Adrienn Pal. Porém, esses depoimentos sao confusos e contraditórios, e o espectador fica em dúvida sobre a veracidade dos depoimentos, e se realmente Piroska procura a pessoa certa, ou se ela inventou tudo.
O filme é muito lento, longo (136 min), mas no geral, é um filme pesado, triste, e muito interessante. A fotografia escura, os varios planos sequências, tudo colabora para dar um ar de decadência na vida das pessoas. Para quem curte melancolia e depressão, é um prato cheio.
Os atores estão ótimos ( Eva Gabor, a protagonista, está bárbara, poderosa em sua performance difícil), e o roteiro é bem construído. A fotografia, escura, ajuda no clima depressivo da trama.

Nota: 7

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ps. Parabéns pela crítica, amigo. Muito boa!

    ResponderExcluir
  3. 10 anos depois me deparo com esse filme, queria muito pode assistir ou encontrá-lo.

    ResponderExcluir